Apresentação
Paula Guerra e Glaucia Villas Boas
É com grande satisfação que apresentamos aos colegas cientistas sociais, pesquisadores e professores, aos jovens que se iniciam na carreira e ao público interessado no mundo das artes, nas suas singularidades, nos seus trânsitos e nas suas potencialidades, este primeiro número da revista Todas as Artes. Revista Luso-brasileira de Artes e Cultura. Já era tempo de dar visibilidade às múltiplas facetas dos espaços de criatividade artística, contemplando em uma publicação internacional os resultados de investigações focadas na produção sociológica luso-brasileira, mas contando também com a contribuição de pesquisadores de outras disciplinas e de outras regiões.
Artigos
Como abordar a identidade nacional portuguesa?
Augusto Santos Silva
RESUMO: A definição da identidade de um qualquer coletivo social faz-se em dois planos complementares: o que aproxima os seus elementos constitutivos numa certa unidade, fazendo-os parte de uma mesma totalidade; e o que distingue a totalidade assim formada das outras com que efetiva ou virtualmente se relaciona. No primeiro plano está em causa a formação de um nós; no segundo, a sua distinção face aos outros, face a eles. Neste artigo, enunciado de modo a captar o sentido da representação de uma identidade nacional portuguesa, procuramos mostrar o que faz de todos nós portugueses e o que faz de nós, portugueses, distintos de espanhóis, franceses e restantes. Para tal, mobilizaremos a análise social das estruturas e das representações; e o seu cruz amento com essa forma específica de representação (no sentido mais amplo da palavra) que é a criação cultural.
Palavras-chave: identidade, identidade nacional, Portugal, criação cultural
Feminisations of artistic work: Legal measures and female artists’ resources do matter
Marie Buscatto
ABSTRACT: While all legal and formal barriers limiting women’s access to art worlds have disappeared in democratic countries, getting access to artistic work, maintaining oneself in one’s art world, and being recognized as an artist remain more difficult for women than for men in all observed art worlds whether dominantly ‘masculine’, nearly mixed, or ‘feminine’. Recent empirical research has identified several key social processes which cumulate over time to produce gendered differences between women’s and men’s career paths in democratic societies. But research has also shown that female artists do get more and more access to artistic work and to artistic recognition over time, thanks to several resources which they, consciously or not, use to do so.
Keywords: artistic work, feminisation, gendered differences, art worlds
Arte e contemporaneidade: três críticos nos anos 1960
Pedro Erber
RESUMO: O texto propõe uma abordagem das ideias de contemporaneidade e de arte contemporânea a partir da obra de três críticos que se propuseram a pensar as transformações da arte nos anos 1960, questionando a temporalidade inerente à obra. Assim, Erber busca, nas intervenções de Michael Fried, de Mário Pedrosa e de Miyakawa Atsushi, pistas e possíveis contribuições ao debate atual sobre a contemporaneidade da arte contemporânea e, em sentido mais amplo, à disputa filosófica, cultural e política em torno do significado mesmo do contemporâneo.
Palavras-chave: arte contemporânea, Michael Fried, Mário Pedrosa, Miyakawa Atsushi, anos 1960
‘Musiques, présentez-vous!’ Une confrontation entre le rap et la techno
Antoine Hennion
RÉSUMÉ: Cet article reprend les réflexions collectives d’un séminaire sur l’écoute conçu à partir de dispositifs expérimentaux. Considérant la musique comme un résultat incertain, dépendant de ce qu’en font ses amateurs, nous faisions de l’auditeur un expert sur la nature même de ce qu’il écoute. Le texte se fonde sur une séance qui comparait le rap et la techno à partir de la façon dont en situation, ces musiques se présentent elles-mêmes à et par leurs amateurs. Elles sont en effet déjà très fortement accompagnées de discours sociaux: jeunesse, révolte, immigration, banlieue, violence, fête, drogue, etc. Montant une experience collective: sur un mode pragmatique, nous voulions voir se combiner et se co-construire les éléments divers, discursifs et gestuels, corporels et musicaux, scéniques et idéologiques qui «font» le rap ou la techno – en particulier sur le plan du genre, de la violence, des médias.
Mots-clés: pragmatique de goût, médiation, amateurs, rap, tecnho
Da passividade à luta política: a classe trabalhadora no cinema documentário brasileiro de 1960 a 1980
Rodrigo Oliveira Lessa
RESUMO: Neste artigo, analiso as representações desenvolvidas no documentário brasileiro entre o início dos anos 1960 e os meados dos anos 1980, que abordaram as formas de pensamento, as lutas e o modo de vida de frações do proletariado no país, a partir de quatro obras: Viramundo (1965) de Geraldo Sarno; A opinião pública (1968) de Arnaldo Jabor; ABC da greve (1990) de Leon Hirszman; e Cabra marcado para morrer (1984) de Eduardo Coutinho. Através de uma abordagem dialética e materialista da arte, argumento que a classe trabalhadora não foi apenas um dos objetos fundamentais do documentarismo brasileiro daquele período, mas uma referência por meio da qual este gênero desenvolveu novas formas de expressão da realidade social no âmbito da cinematografia brasileira.
Palavras-chave: representação, cinema brasileiro, cinema documentário, classe trabalhadora
Indústrias culturais e criativas em Portugal: um balanço crítico de uma nova ‘agenda’ para as políticas públicas no início deste milénio
Pedro Quintela e Claudino Ferreira
RESUMO: Nas últimas duas décadas, o debate sobre o potencial da ‘criatividade’ afirmou-se um pouco todo o mundo, e muito em particular na Europa, tendo tido um impacto considerável na definição das políticas públicas, especialmente no campo da cultura. Este artigo analisa, de uma forma abrangente, o processo de emergência e afirmação desta nova ‘agenda’ em Portugal. Uma atenção especial é dedicada à inserção da ‘agenda criativa’ nas diretrizes de política públicas, à escala nacional e local, em matérias relacionadas com a cultura e áreas afins. O objetivo é procurar compreender os principais contornos desta nova retórica e o seu impacto na formulação de medidas e de instrumentos de política pública. Além disso, reflete-se sobre os principais impactos e resultados da ‘agenda criativa’ nos sistemas culturais e económicos do país, identificando alguns dos principais desafios e dilemas atuais da ‘agenda criativa’ em Portugal.
Palavras-chave: indústrias culturais e criativas, políticas culturais, investimento público, Fundos Estruturais U.E.
O Boi em dois tempos. O Bumba-meu-boi em Mário de Andrade e o Bumbá de Parintins na Amazónia hoje
Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti
RESUMO: Esta “conversa de Boi” articula o estudo das ideias de Mário de Andrade relativas ao Bumba-meu- Boi, formuladas nos anos 1930, à breve análise do Festival dos Bumbás de Parintins, Amazonas, nosso contemporâneo. No contexto do ensaio do autor intitulado “As danças dramáticas no Brasil”, o Bumba-meu-boi ganhou notoriedade e as ideias ambivalentes expressas a seu respeito influenciaram de modo marcante os estudos subsequentes. Discuto criticamente essas formulações e sua influência de modo a demonstrar a circularidade cultural existente entre os estudos das expressões populares (os estudos de folclore majoritariamente) e a própria dinâmica viva de tais expressões. Ao mesmo tempo, a vigorosa contemporaneidade do Bumbá de Parintins indica, ao contrário da previsão pessimista de Andrade, a grande inventividade das tradições populares.
Palavras-chave: Bumbá de Parintins, Bumba-meu-Boi, Mário de Andrade, estudos de folclore, expressões culturais populares
Registos de Pesquisa
Sons para lá do palco. Estratégias para a gestão de carreiras DIY na cena musical independente portuguesa
Ana Oliveira
RESUMO: A análise que aqui desenvolvemos assenta numa perspetiva empreendedora dos músicos, protagonistas de uma lógica de mobilização de diferentes competências e de papéis complementares. Baseia-se num dos valores centrais da subcultura punk, o ethos DIY, que aqui surge como um novo padrão de promoção da empregabilidade, permitindo gerir a incerteza associada à construção de carreiras na música. Adotando uma abordagem DIY das carreiras musicais, procuramos compreender de que forma os músicos e os diferentes atores da cena musical independente portuguesa constroem as suas carreiras. É possível viver da música? O que significa ser músico em Portugal hoje em dia? Que estratégias são mobilizadas? Existem diferentes tipos de carreiras e diferentes maneiras de ser músico? Até que ponto o ethos e a praxis DIY estão presentes? Estas são algumas das questões que nos propomos responder com base nas entrevistas semiestruturadas que realizámos com diferentes atores da cena musical independente das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Palavras-chave: carreiras na música, DIY, cena de música independente, gestão de carreiras
Recensões/Resenhas
Ética, estética e dimensões da existência no cinema, de Eduardo Coutinho
Pérola Mathias
A coleção Cinema em Livro da editora Sette Letras deu início à série Eduardo Coutinho “visto por”, lançando quatro livros, organizados por Eliska Altmann e Tatiana Bacal, em 2017. O projeto editorial reúne diferentes cientistas sociais, cineastas e profissionais do cinema para escrever sobre a obra do cineasta brasileiro morto tragicamente em 2014, aos 80 anos. Cada livro recebe como título o nome de um filme documentário de Coutinho, prevendo-se a publicação de 19 obras. Os quatro primeiros livros põem em foco os seguintes filmes: ÚltimasConversas, comentado por Jordana Berg, Consuelo Lins e Carlos Nader; Cabra marcado para morrer, com textos de Leonilde Sérvolo de Medeiros e Flávia Castro; Seis dias de Ouricuri, resenhado por João Marcelo Ehlert Maia e Simplício Neto; e finalmente Jogo de Cena, analisado por Isabel Penoni e Sandra Kogut.