Apresentação

As curvas do tempo com caminhos oblíquos.
Paula Guerra e Lígia Dabul

É com muito gáudio que apresentamos este Volume 3 Número 1 da nossa revista sob o mote das passagens, dos tempos, das resistências e dos quotidianos. E a vida e as artes são uma miríade de relacionamentos e de relatos que se perpetuam nos tempos e nos espaços. É dentro destes que as situações  mundanas  acontecem  e  se  transformam  em  vivências,  experiências,  intenções  e memórias. Neste Volume, são dadas a conhecer construções imaginárias que se circunscrevem a um tempo-ação do devir.

 

Artigos

“Perseguindo os Ventos do Tempo”: jovens, passados compostos e futuros possíveis
Carlos Feixa Pàmpols e José Machado Pais

RESUMO: Por ocasião da publicação do mais recente livro em espanhol de José Machado Pais – Juventud y creatividad, 2020 -, esta conversa com Carles Feixa revê a carreira pessoal e intelectual deste sociólogo português, uma das referências em estudos da juventude na Europa e América Latina. Depois de evocar a adolescência e a juventude do protagonista em Portugal na década de 1970 – por volta da Revolução dos Cravos Vermelhos de 1974 que encerrou a ditadura salazarista – e revisar suas influências académicas, o texto centra-se nas suas contribuições para o estudo da juventude portuguesa e posteriormente  europeia,  bem como  nas  suas  conexões  com pesquisadores do Brasil e da América Latina. Na parte final do artigo, expõe-se a origem e o conteúdo do último de seus livros, o qual reúne cinco ensaios fundamentais sobre a criatividade dos jovens. Esta busca dos “ventos do tempo” não implica nenhum juízo de valor sobre os jovens em geral ou sobre uma geração em particular, mas uma aposta epistemológica no desvendamento dos rostos ocultos de uma emergência social, projetando-se para o futuro – ou para o não futuro – as complexidades do passado.

Palavras-chave: juventude, juvenologia, criatividade, tempo, futuro

 

El Sistema et l’attachment à la défamiliarisation: enseignement te apprentissage de la musique symphonique a Santa Rosa de Agua, Venezuela
Alix Sarrouy

RÉSUMÉ: Partant d’une recherche ethnographique faite au Venezuela en 2015 dans une école d’El  Sistema, programme d’enseignement de la musique symphonique, cet article est une analyse pragmatiste (Dewey, 2010) de ce qu’est l’enseignement et l’apprentissage musical dans un tel milieu. Les résultats rendent compte d’interactions sociales collectives mais concrètes entre élèves et professeurs, spécifiques au contexte symphonique. L’analyse des données s’appuie sur le concept de «attachement» (Hennion, 2004) à ce qu’il y a de plus familier et de rassurant, puis sur le concept de «défamiliarisation» (Shklovsky, 2008) face à ce qu’il y a de plus étranger et de non-familier. Paradoxalement, sur le terrain du concret, ces deux conceptualisations sont autant interdépendantes qu’en tension constante.  Cela  crée  des  contrastes  émotifs  vécus  au  quotidien,  pouvant  renforcer  la  cohésion  sociale  et  la continuation des écoles de musique.

Mots-clés: El Sistema, éducation musicale, action collective, attachements, défamiliarisation

 

O estudo dos públicos nos museus nacionais: enquadramento e metodologia
José Soares Neves

RESUMO: Em 2018 e 2019 foram publicados os resultados relativos aos 14 museus participantes no Estudo de Públicos de  Museus Nacionais (EPMN), estudo pioneiro promovido  pela  Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade responsável em  Portugal pelas políticas museológicas. Neste artigo, faz-se o enquadramento teórico-metodológica do estudo, identificam-se  as  abordagens  teóricas  mais  influentes,  as componentes e as dimensões do inquérito extensivo, incluindo uma dimensão qualitativa sobre a recolha e análise das opiniões e sugestões, os métodos e o dispositivo do trabalho de terreno. Termina-se sugerindo a continuidade do estudo e a diversificação dos objetos e dos métodos de análise.

Palavras-chave: públicos de museus, museus nacionais, políticas públicas

 

Olly Reinheimer e a arte têxtil brasileira pós-segunda guerra: continuidades e descontinuidades na apropriação do “outro”
Patrícia Reinheimer

RESUMO: Este artigo apresenta uma análise em torno da produção têxtil de Olly Reinheimer, desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1970, para pensar como a cultura material dita “primitiva” foi utilizada como referência. Por um lado,  os  artefatos  da  cultura  material vinculados a uma ideologia de formação nacional eram a forma dessa imigrante, construindo para si um pertencimento nacional, parte de um projeto individual de inserção na sociedade brasileira. Por outro, eles foram parte da produção de uma forma específica de apresentar as mulheres de uma certa camada média através de suas roupas, joias e objetos de decoração e colecionamento.

Palavras-chave: arte, tecidos, imigração, gênero e raça

 

A presença do desenho em cartas de artistas: algumas possibilidades críticas
Renata Oliveira Caetano

RESUMO: Este artigo visa fazer uma reflexão sobre a presença de desenhos em cartas de artistas, elencando alguns exemplos realizados em diferentes períodos históricos e observando algumas características que se repetem nesse jogo gráfico. Pautado pelos exemplares identificados na Coleção Fritz Lugt, da Fondation Custodia, em Paris, tal reflexão vem indicando um potencial campo de pesquisa naquilo que tange ao atravessamento de questões da História da Arte, da análise crítica de linguagens artísticas e de estudos em Epistolografia.

Palavras-chave: cartas com desenho, desenho-escrito, relações epistolares, historiografia da arte

 

Imagem e negritude: racismo estrutural em uma “Terra em Transe”
Guilherme Marcondes

RESUMO: Entre o final de 2018 e o primeiro semestre de 2019, a cidade de Fortaleza, no Ceará, recebeu o Festival Solar, iniciativa que promoveu exposições, debates e premiações.  Com foco na fotografia, linguagem estética fundamental à conformação do campo da arte no estado nordestino, dentre as atividades promovidas pelo referido festival, destaca-se, aqui, como objeto de análise, a exposição Terra em Transe, que ocupou um dos principais aparelhos culturais do Estado, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, em Fortaleza (MAC-CE). A partir desta mostra, objetiva-se tratar da questão racial no Brasil, tomando para isso um enfoque sociológico em diálogo com os conceitos de lugar de fala e racismo estrutural.

Palavras-chave: fotografia, artes visuais, lugar de fala, racismo estrutural, Brasil

 

Conhecer a Nova Gaia – 4400. O hip-hop e a consolidação das cenas culturais juvenis em Portugal
Lídia Pinheiro

RESUMO: O objetivo deste artigo assenta na apresentação dos resultados de uma investigação realizada sobre o hip-hop e a consolidação das cenas culturais juvenis em Portugal, em particular, na cidade de Vila Nova de Gaia. Quando se aborda a questão das (sub)culturas juvenis é possível observar que estas se afirmam através da adoção de uma determinada estética, postura e sonoridade, que no caso do hip-hop passa, sobretudo, pela transformação do próprio movimento numa arma política que exige direitos a uma vida melhor. O nosso principal foco prende-se, portanto, com a compreensão de como este movimento cultural se desenvolve na cidade eleita, assim como o papel que desempenha na construção identitária dos jovens pertencentes à vertente do rap.

Palavras-chave: hip-hop, cenas musicais, (sub)culturas juvenis, identidade

Registos de Pesquisa

A indústria da moda e o mercado de arte contemporânea: um debate introdutório & conversas com Olivier de Sagazan
Henrique Grimaldi Figueiredo

RESUMO: Neste trabalho, pretende-se traçar algumas considerações introdutórias sobre a relação entre arte e moda, e como pós anos 1980 há o desenvolvimento de um colecionismo corporativo da indústria do luxo. Discutindo questões como capital econômico e capital simbólico, campo artístico e colecionismo, nossa intenção é estabelecer um diagnóstico panorâmico das influências deste fenômeno sobre a arte e a consagração artística na contemporaneidade.

Palavras-chave: arte contemporânea, colecionismo corporativo, consagração artística

 

Recensões/Resenhas

Una reseña del libro A New History of the Iberian Feminisms
Laura López Casado

En 2018 fue publicado el libro A New History of Iberian Feminism en el que se hace un recorrido de lo acontecido en materia de feminismo desde 1700 hasta nuestros días, dentro de la península ibérica. Ha sido editado por Silvia Bermúdez, profesora del departamento de español y portugués en la Universidad de California – Santa Bárbara, y Roberta Johnson, profesora emérita de español en la Universidad de California y profesora adjunta de español en la Universidad de Kansas. Y después de hacer las presentaciones, podemos afirmar que este volumen  está llamado a ser un libro de referencia y consulta para toda investigadora o investigador que se acerque a los feminismos ibéricos.