Apresentação
Paula Guerra e Lígia Dabul
O papel da criatividade nos ecossistemas artístico-musicais. Uma antecâmara
Artigos
A dimensão social e cultural de ‘platforming’ da música ao vivo: o caso da cena musical independente de Hong Kong durante a pandemia de COVID-19
François Mouillot e Sofia Sousa
Ainda uma vez, Bob Dylan
Marina Marins Morettoni e Luis Carlos Fridman
‘The Great Work of Contemporary Art’ and ‘The Great Curator’: Authorial Curatorship at The Bienal de São Paulo (1985 and 1987)
Tálisson Melo de Souza
Chameleon identity of rock music. Careers, employability, and DIY in Portugal
Ana Martins
751 Dias: um ensaio de memória líquida. Abordagem da programação cultural de Paulo Cunha e Silva
Carlos Pinto
Jazz-Off. A revolução de Jorge Lima Barreto
André Quaresma
Distanciar para compreender em tempos de crise: o cinema de ficção científica e o documentário sob o viés do estranhamento cognitivo
Deborah Lemes Ribeiro
Para a academia cabe a tarefa de abstrair, registrar historicamente, entender e suscitar reflexões, principalmente, em momentos de crise como o que vivemos no momento. Assim, apresentamos neste estudo uma tentativa de compreender como os gêneros cinematográficos da ficção científica e documentário se relacionam com este tempo pandêmico, na medida que a busca por estes gêneros tem se intensificado. Amparados por referenciais científicos, teorias basilares, apresentamos a história de ambos os gêneros, enquanto potencializadores de olhares críticos, localizando sua relação com períodos de crise. A constatação da arte, neste caso estudado, do cinema, como recurso de conscientização e transformação, está relacionada com um movimento dialético de estranhamento cognitivo, que inclui o processo de deslocamento do espectador de seu cotidiano, cujo distanciamento possibilita reflexão, ampliação e compreensão da sua realidade.
Registos de Pesquisa
Repensar as estratégias de literacia mediática e digital: Intencionalidade cívica aliada ao civic design
Daniela Ferreira da Silva