Apresentação
Maria Lúcia Bueno, Marcelo Ribeiro Vasconcelos, Sabrina Parracho Sant’Anna
DEBATES ENTRE SOCIOLOGIA E HISTÓRIA DA ARTE. AMÉRICA DO SUL E BRASIL EM PERSPECTIVA
Artigos
COLEÇÕES DA VISCONDESSA DE CAVALCANTI. UM LEQUE DE AUTÓGRAFOS E A PRESENÇA DE PORTUGUESES
Maraliz de Castro Vieira Christo
O PERCURSO DA COLEÇÃO SPANUDIS. DO MUSEU DOMÉSTICO AO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA USP
Maria Izabel Branco Ribeiro
ARTES INDÍGENAS NO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO
Ilana Seltzer Goldstein e Vitória Oliveira Machado
Esse artigo explora a inserção e exibição das artes indígenas no Museu de Arte de São Paulo (MASP), com foco na última década. Com a reabilitação dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi em 2015, e a inclusão de segmentos antes marginalizados, o MASP consolidou seu compromisso com a diversidade cultural, especialmente em suas exposições temáticas. O museu passou a convidar artistas, intelectuais e curadores indígenas para participar de seminários e exposições. O texto analisa mostras como “Histórias Indígenas” (2023), reunindo obras de vários países sob curadoria indígena, e discute como trabalhos indígenas são exibidos na mostra de longa duração do MASP, junto a pinturas renascentistas e modernistas. Resultados preliminares apontam a necessidade de revisão e ampliação dos modos de participação de artistas e pensadores não-hegemônicos nas decisões do museu.
ADRIANA VAREJÃO, ERNESTO NETO E A ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. ANOTAÇÕES INCOMPLETAS
Glaucia Villas Bôas
MULHERES ARTISTAS E ESPAÇO PÚBLICO. POSSIBILIDADES POÉTICAS DE ENFRENTAMENTO DA CIDADE
Fernanda Pequeno
Registos de Pesquisa
A DESCONSTRUÇÃO DO OLHAR NA ARTE E NA CULTURA VISUAL. UMA RESENHA DO LIVRO MODOS DE VER
Júlia Almeida de Mello
O CORPO FEMININO NAS NUANCES DO NU E DO DESPIDO. UMA RESENHA DO LIVRO THE FEMALE NUDE: ART, OBSCENITY AND SEXUALITY
Júlia Almeida de Mello